Skip to main content

Posts

Os fados de Augusto Hylario

A composição musical que hoje conhecemos como « Fado Hilário » motiva uma viagem de trás para a frente e de frente para trás, revisitando algumas fontes primárias - partituras impressas e registos sonoros -  com interesse para ajudar a  esclarecer - com algum detalhe musical e de forma técnica -, a origem do «Fado Hylario Moderno» e as alterações que sofreu.  No fim desta viagem concluiremos, talvez sem surpresa, que esta é, afinal, uma história de alterações em cima de alterações, em que a criação se confunde com reciclagem e deturpação, em que a "traição" - ou a total ausência de preocupação em ser fiel - a melodia, versos e harmonia -, é a "tradição". :) Antes, e para que se entenda o como e o porquê de algumas operações musicais triviais (matemáticas) - que efectuei valendo-me do software Musescore -, apresento sinteticamente a minha leitura da estrutura, tradicional e característica, que apresentam as composições designadas como «fados» - composições essas que...

Não canto por bem cantar

Não canto por bem cantar in Músicas e canções populares, colligidas da tradição por Adelino António das Neves e Mello (filho), Lisboa, Imprensa Nacional, 1872. https://archive.org/details/musicasecanespop00mell/page/n13/mode/2up Partitura adaptada (alteração rítmica nos compassos 2 e 4) de «Não canto por bem cantar». Não canto por bem cantar – desconhecido by adamoc Com acompanhamento de piano minimalista estilo lundum: Não canto por bem cantar – desconhecido by adamoc Na composição « O Londum da Figueira » a expressão « Ai Jesus » é utilizada como "interjeição", à semelhança de « Bravo » no « Fado atroador » e a construção rítmico-melódica é idêntica ao fado: contém a anacruse e a síncopa, definindo-se essa repetitiva (e característica) célula rítmica, fundamental na melodia dos fadinhos, em apenas dois compassos 2/4, com uma diferença - a síncopa, neste caso, acontece no primeiro tempo do compasso e não no segundo (o que pode ser encarado como uma variação). «Não canto...

Fado das lapas - Francisco Menano

Fado da lapas Música de Francisco Menano Letra de Gustaf Adolf. Bergstrom Fado das lapas by adamoc Fado das Lapas Oh lua que sobes calma Namorando a natureza, Porque me distilas n'alma Tanta luz, tanta tristeza?... Oh doce noite d'amores Demora, faz-te comprida Não mudes as tuas cores Fica assim por toda a vida. Quando eu morrer, a mesquinha, Não chores tu, neste mundo Pois eu que parto sozinha Levo um desgosto mais fundo CÔRO Oh noite formosa e bella Sonhada noite d'amor, A vida é barquinho a vella  A morte, um barco a vapor. Fonte da partitura digitalizada: Museu do fado A. Caetano, 11 de Agosto de 2023

A minha guitarra - Francisco Menano

 A minha guitarra - Francisco Menano A minha guitarra – Francisco Menano by adamoc A. Caetano, 1 de Agosto de 2023

Anto - Franscisco Menano

Anto - Franscisco Menano Fonte Álbum de Fados de Coimbra, Anto, Francisco Menano, José Ferreira & C.ª Editores, s/d. Em 2016 usei como fonte exemplar da partitura que fotografei no MAC. Actualmente existe online no Museu do Fado Anto – Francisco Menano by adamoc Anto quadras de António Nobre Meninas, lindas meninas Qual de vós é o meu ideal? Meninas, lindas meninas Do Reino de Portugal! Ó quem me dera abraçar-te Contra o peito assim, assim,  Levar-me a Morte e levar-te Toda abraçadinha a mim. Minha capa vos acoite. Que é para vos agasalhar Se por fora é côr da noite Por dentro é cór do luar... A cabra da velha Torre,  Meu amor, chama por mim!  Quando um estudante morre.  Os sinos chamam, assim. Vou encher a bilha e trago-a Vasia como a levei!  Mondego, que é da tua agua? Que é dos prantos que chorei?                                        Ó ...

Morena - J. Saldanha Júnior

Morena - J. Saldanha Júnior Colecção de 30 composições/arranjos para Guitarra clássica / viola de 1978 por Manuel Elyseu Manuel, filho de José Elyseu, músico, maestro de Coimbra.     Temas: Adeus; Arabesco, Balada de Coimbra, Barcarola, Brincalhona, Brincando, Brincando II; Caixinha de música; Canção triste; Cancion de cuna; Capricho; Coimbra é uma lição; Devaneio, Eugénia; Fantasia em lá menor; Filarmónica em festa; Gaúcho; Habanera; Improviso; Morena; Primavera; Saloiada; Serenata; Tango pequenino; Um tango; Uma valsa; Valsa da meia-noite; Valsa do tirol; Valsa triste; Variações em lá maior. Morena – J. Saldanha Júnior by adamoc   Partitura publicada em 1906, com melodia e acompanhamento, música de José Saldanha Júnior e versos de Henrique Martins de Carvalho, a estreia aconteceu durante as fogueiras de S. João, no pátio da Inquisição , em Coimbra, pelo Rancho Flor da Mocidade. Morena - José de Almeida Saldanha Júnior Que t'importa ser morena, Se a cor morena seduz! -...

A padeira de Aljubarrota - Valsa da Cigana

Récita de despedida do curso do 5.º ano jurídico da UC 1889/1890 n.º 4 do 2.º acto da récita «A padeira de Aljubarrota» - Valsa da Cigana Música de António Simões de Carvalho Barbas Letra de Arthur Pinto da Rocha O texto da peça teatral, representada pelos alunos do curso em Maio de 1890, foi escrito por Arthur Pinto da Rocha, presidente da Estudantina Conimbricense de 1888; a música, e orquestração, foi escrita por António Simões de Carvalho Barbas, professor de música da UC desde 1883 e regente da Estudantina/Tuna de Coimbra desde Março de 1888 até Março de 1899. Esta partitura, litografada, é mais um dos números da récita que foi publicado nesse ano (1890) em versão redução para piano e voz (ver outro número  2.º coro de padeiras, 1.º acto ). Este exemplar foi recentemente encontrada por André Granjo, num repositório digital de ??... Em ambas as partituras litografadas, conhecidas, o trabalho artístico, isto é, o desenho da capa, foi feito por José Júlio Gonçalves Coelho também...