Skip to main content

Morena - J. Saldanha Júnior

Morena - J. Saldanha Júnior

Colecção de 30 composições/arranjos para Guitarra clássica / viola de 1978 por Manuel Elyseu

Manuel, filho de José Elyseu, músico, maestro de Coimbra.
 


 

Temas: Adeus; Arabesco, Balada de Coimbra, Barcarola, Brincalhona, Brincando, Brincando II; Caixinha de música; Canção triste; Cancion de cuna; Capricho; Coimbra é uma lição; Devaneio, Eugénia; Fantasia em lá menor; Filarmónica em festa; Gaúcho; Habanera; Improviso; Morena; Primavera; Saloiada; Serenata; Tango pequenino; Um tango; Uma valsa; Valsa da meia-noite; Valsa do tirol; Valsa triste; Variações em lá maior.

 






Partitura publicada em 1906, com melodia e acompanhamento, música de José Saldanha Júnior e versos de Henrique Martins de Carvalho, a estreia aconteceu durante as fogueiras de S. João, no pátop da Inquisição , em Coimbra, pelo Rancho Flor da Mocidade.

Morena - José de Almeida Saldanha Júnior

Que t'importa ser morena,
Se a cor morena seduz!
- Não tens acaso no rosto
A mesma côr de Jesus?

A própria Virgem Maria
Era morena também...
- Ser morena, ser morena
Não fica mal a ninguém!

Estribilho
Fugi, ó morenas
De corpos gentis,
Que'eu sinto ao fitar-vos
Arrancos febris;
Morena, morenas,
De rosto moreno,
Vós sois a desgraça...
Vós sois o veneno!









Ouvir gravação desta canção por Francisco Caetano.
Ouvir gravação do instrumental de Artur Paredes.

A. Caetano, 22 de Julho de 2023

Comments

Popular posts from this blog

Os fados de Augusto Hylario

A composição musical que hoje conhecemos como « Fado Hilário » motiva uma viagem de trás para a frente e de frente para trás, revisitando algumas fontes primárias - partituras impressas e registos sonoros -  com interesse para ajudar a  esclarecer - com algum detalhe musical e de forma técnica -, a origem do «Fado Hylario Moderno» e as alterações que sofreu.  No fim desta viagem concluiremos, talvez sem surpresa, que esta é, afinal, uma história de alterações em cima de alterações, em que a criação se confunde com reciclagem e deturpação, em que a "traição" - ou a total ausência de preocupação em ser fiel - a melodia, versos e harmonia -, é a "tradição". :) Antes, e para que se entenda o como e o porquê de algumas operações musicais triviais (matemáticas) - que efectuei valendo-me do software Musescore -, apresento sinteticamente a minha leitura da estrutura, tradicional e característica, que apresentam as composições designadas como «fados» - composições essas que

O último fado - Augusto Hylario

O último fado  de Augusto Hylario Fonte: Cancioneiro de Músicas Populares, César das Neves Vol. II, 1895, pag 102 e 103, N.º 115 O ultimo fado by adamoc O Fado Hilário moderno resulta da junção do « Fado serenata do Hylario » («Foge lua envergonhada» passa a «A minha capa velhinha») e de «O ultimo fado» . Considerando que, este último, tem duas partes (uma maior e outra menor) o resultante tem 3 partes. A melodia dos dois primeiros versos da primeira parte de «O último fado» foi alterada/ajustada e existem alterações várias em intervalos na melodia mas, grosso modo, a assinatura melódica permite-nos sem esforço apontar a origem. Poderá ser feita uma análise mais minuciosa. A. Caetano, Coimbra, 7 de Fevereiro de 2020 Fado Hilário moderno A minha capa velhinha    <<< melodia do  « Fado serenata do Hylario » É da cor da noite escura, Nela quero amortalhar-me, Quando for p'ra sepultura. A minha capa ondulante <<< melodia ajustada da 1

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903, Cândido de Viterbo

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903 Música de Cândido de Viterbo Letra de Viriato d'Almeida Lima Balada da Despedida do 5.º ano theologico-juridico 1902 1903, Candido de Viterbo by adamoc