Não canto por bem cantar
in Músicas e canções populares, colligidas da tradição por Adelino António das Neves e Mello (filho),
Lisboa, Imprensa Nacional, 1872.
https://archive.org/details/musicasecanespop00mell/page/n13/mode/2up
Partitura adaptada (alteração rítmica nos compassos 2 e 4) de «Não canto por bem cantar».
Com acompanhamento de piano minimalista estilo lundum:
Na composição «O Londum da Figueira» a expressão «Ai Jesus» é utilizada como "interjeição", à semelhança de «Bravo» no «Fado atroador» e a construção rítmico-melódica é idêntica ao fado: contém a anacruse e a síncopa, definindo-se essa repetitiva (e característica) célula rítmica, fundamental na melodia dos fadinhos, em apenas dois compassos 2/4, com uma diferença - a síncopa, neste caso, acontece no primeiro tempo do compasso e não no segundo (o que pode ser encarado como uma variação).
«Não canto por bem cantar», tal como o «Fado atroador», contém a exclamação «Bravo!». A melodia - com as alterações rítmicas que fiz nos compassos 2 e 4, imitando os compassos seguintes -, embora seja diferente pode admitir-se como uma possível variação do «Fado atroador», que em edições, em partitura (comercializadas, pelo menos, desde 1871), apresenta «Tempo de Landum» e o acompanhamento do piano tem o ritmo de lundum (ou habanera).
Estas observações levaram António Manuel Nunes a afirmar o seguinte: «Quer dizer que por volta de 1870 havia quem chamasse "não canto por bem cantar" ao "fado atroador".»
É uma hipótese a explorar...
(as interjeições seriam cantadas pelo público?)
A. Caetano, 15 de Agosto de 2023
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