Fado de Coimbra
Coimbra nobre cidade
Onde se formam doutores
Aqui também se formaram
Os meus primeiros amores.
Coimbra nobre cidade
Onde se formam doutores
Aqui também se formaram
Os meus primeiros amores.
Fonte: César das Neves. Cancioneiro de Musicas Populares contendo letra e musica: collecção recolhida e escrupulosamente trasladada para canto e piano por Cesar das Neves, Porto, Cesar, Campos & C.ª, 1895, Volume II, pag. 46 e 47, n.º 183. Disponível online na Biblioteca Nacional de Portugal.
Esta composição designada «Fado de Coimbra» que consta no CMP César das Neves (que designaremos pelo incipit «Coimbra nobre cidade») escrita em compasso ternário está em desacordo com características musicais - nomeadamente o compasso e a célula rítmica - de um «fado». Por hipótese, se o original não é tal e qual o que foi notado musicalmente no Cancioneiro de César das Neves e, por conseguinte, se era de raiz um fado (posteriormente alterado/distorcido por quem cantou/notou), o fado original (a notação, aqui apresentada como um exercício) seria aproximadamente assim:
Fazer este tipo de adaptação é muito fácil. Esta só foi feita porque o título da composição contém a palavra "fado" e no entanto a estrutura não corresponde.
A. Caetano
Comments
Post a Comment