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Vira de Coimbra por Reynaldo Varella

Vira de Coimbra 

por Reynaldo Varella

Publicado em «5 Fados para Guitarra por Reinaldo Varela», Sassetti & C.ª Editores, s/d.

Disponível online no Museu do Fado.




A digitação da escala de sol maior na guitarra com a indicação de «antiga afinação natural».

Esta informação prévia, feita na publicação de Reynaldo Varella, leva a concluir que a antiga afinação natural (C4 C3 / E4 E3 / G4 G3 / C4 C4 / E4 E4 / G4 G4, 12 cordas, do grave para o agudo) é aqui representada no pentagrama como G3 B3 D4 G4 B4 D5. Subir uma quinta à afinação do instrumento não nos parece realista, por isso, admitimos que Varella simplesmente transpõe a escrita uma quinta acima por razões de economia e equilíbrio da escrita musical no pentagrama, face ao facto de as guitarras terem aumentado a sua tessitura, por adição de trastos (de 12 para 17). Deste modo a guitarra funciona como um instrumento transpositor.


Método de Silva Leite: sublinhe-se que a notação está transposta uma oitava acima.


Com o aumento da tessitura, manter a escrita, sem transposição,
resultaria em desequilíbrio, dificuldade na escrita e na leitura
(especialmente nas linhas suplementares superiores).


Colocando em evidência as vantagens da notação de R. Varella
especialmente no contexto das guitarras com 17 trastos.



Para comparação: as escritas na afinação real e na afinação nominal. A digitação, obviamente é igual. 
Em algum momento, professores do instrumento, terão optado por esta escrita. Em rigor, a afinação natural (em termos absolutos e relativos) permaneceu a mesma mas, pelas razões apontadas, o que sofreu alteração foi a escrita/notação para o instrumento.

Vira de Coimbra (dó Menor) by adamoc


A escrita publicada por Reynaldo Varella:




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