Skip to main content

Fado do Algarve - Alberto de Vasconcelos Moraes

Fado do Algarve

Música de Alberto de Vasconcelos Moraes
Letra de Bernardo de Passos

5 Fados do Dr. Alberto de Vasconcellos Moraes 
Editados, aproximadamente em 1902, pela Benjamin e Filgueiras, Editores de Música, 1-G, Rua do Príncipe, 1H, Lisboa. 
1 – Fado do Algarve 
2 – Fado das Furnas 
3 – Fado de Monchique 
4 – Fado de Linda-a-Velha 
5 – Fado Garoto

Dedicatória do autor: «Ao nunca bastante celebrado, Amigo, Professor destacado, Notável músico, compositor inspirado, Dr. Simões de Carvalho Barbas, insignificante lembrança de quem o não esquece, e a quem só poderá dar valor e abraço de sincera estima que acompanha o offerecimento. Off.ce o auctor A de Moraes», Faro – Outubro de 1902




Fado do Algarve - Alberto de Vasconcelos Moraes by adamoc






Fado do Algarve

Meu doce fado és tão triste
Como à noite a voz do mar
Tão triste que a quem te canta
Dás vontade de chorar.

Eu não sei quem fez o fado
Mas tenho d'isto a certeza:
Quem lhe deu esta tristeza
Amou, e não foi amado.

Se um dia a trança te ardesse
Nas chamas do teu olhar,
Nem talvez todo o meu pranto
Podesse o fogo apagar

Nada maior do que o ceo
Que é immenso como o Espaço...
Pois o ceo cabe em teus olhos
E tu cabes n'um abraço!

Teu chorar é uma aurora
E dizes que soffres tanto...
Mais triste de que o teu pranto
É meu rir a toda a hora.

Nos braços da cruz morreu
Por sina, o próprio Jesus
E eu morro longe dos teus,
Sendo tu a minha cruz...






Comments

Popular posts from this blog

Os fados de Augusto Hylario

A composição musical que hoje conhecemos como « Fado Hilário » motiva uma viagem de trás para a frente e de frente para trás, revisitando algumas fontes primárias - partituras impressas e registos sonoros -  com interesse para ajudar a  esclarecer - com algum detalhe musical e de forma técnica -, a origem do «Fado Hylario Moderno» e as alterações que sofreu.  No fim desta viagem concluiremos, talvez sem surpresa, que esta é, afinal, uma história de alterações em cima de alterações, em que a criação se confunde com reciclagem e deturpação, em que a "traição" - ou a total ausência de preocupação em ser fiel - a melodia, versos e harmonia -, é a "tradição". :) Antes, e para que se entenda o como e o porquê de algumas operações musicais triviais (matemáticas) - que efectuei valendo-me do software Musescore -, apresento sinteticamente a minha leitura da estrutura, tradicional e característica, que apresentam as composições designadas como «fados» - composições essas que

O último fado - Augusto Hylario

O último fado  de Augusto Hylario Fonte: Cancioneiro de Músicas Populares, César das Neves Vol. II, 1895, pag 102 e 103, N.º 115 O ultimo fado by adamoc O Fado Hilário moderno resulta da junção do « Fado serenata do Hylario » («Foge lua envergonhada» passa a «A minha capa velhinha») e de «O ultimo fado» . Considerando que, este último, tem duas partes (uma maior e outra menor) o resultante tem 3 partes. A melodia dos dois primeiros versos da primeira parte de «O último fado» foi alterada/ajustada e existem alterações várias em intervalos na melodia mas, grosso modo, a assinatura melódica permite-nos sem esforço apontar a origem. Poderá ser feita uma análise mais minuciosa. A. Caetano, Coimbra, 7 de Fevereiro de 2020 Fado Hilário moderno A minha capa velhinha    <<< melodia do  « Fado serenata do Hylario » É da cor da noite escura, Nela quero amortalhar-me, Quando for p'ra sepultura. A minha capa ondulante <<< melodia ajustada da 1

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903, Cândido de Viterbo

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903 Música de Cândido de Viterbo Letra de Viriato d'Almeida Lima Balada da Despedida do 5.º ano theologico-juridico 1902 1903, Candido de Viterbo by adamoc