Skip to main content

Fado João de Deus

Cancioneiro César das Neves
Fado João de Deus

Quando vejo a minha amada
Parece que o sol nasceu;
Cantae, cantae alvorada
Oh avesinhas do ceu.

N'essas aguas do Mondego
Se pode a gente mirar,
Ellas procuram socego.
E vão caminho do mar.

A rosa que tu me déste
Peguei-lhe, mudou de côr;
Tornou-se de azul celeste
Como o ceu do nosso amor.

Não me falles da janella
Que te não ouço da rua;
Falla-me de alguma estrella, 
Que te vou ouvir da lua.

Dizes que a lettra não deve
Ser nunca tão miudinha;
Mas grada ou miuda escreve,
Que o coração adivinha.

Não digas que me não amas
A ver se tenho ciume;
Os laços do amor são chammas
E não se brinca com lume.

A virgem dos meus amores
Sobresae entre as mais bellas:
E como a rosa entre as flores,
E como o sol entre as estrellas.

Eu zombo do sol e chuva,
Noite e dia, terra e mar;
Ais de uma pobre viuva,
Se os oiço, dá-me em chorar.

A sombra da nuvem passa
Depressa pela seara;
Mas a nuvem da desgraça
Já de mim se não separa.

Eu bem sei qual é a tinta
Que das as faces mimosas;
E' o carmim com que pinta
Deus Nosso Senhor as rosas.

Quando eu era pequenino
Que chorava a bom chorar,
A mãe beijava o menino,
No beijo se ia o pezar.

Nunca os beijos que te dei
Me venham ao pensamento.
Correi lágrimas, correi
Para o mar do sofrimento.

Faça Deus maior o mundo,
Terra e mar e ceu maior, 
Que nada faz tão profundo,
Tão vasto como este amor.

Se tua mãe te vigia
Faz tua mãe muito bem;
Com joias de tal valia
Não ha fiar em ninguem.

Na alma já não me assoma
Aquella antiga visão;
A rosa perdeu o aroma
A luz perdeu o clarão.

Comments

Popular posts from this blog

Os fados de Augusto Hylario

A composição musical que hoje conhecemos como « Fado Hilário » motiva uma viagem de trás para a frente e de frente para trás, revisitando algumas fontes primárias - partituras impressas e registos sonoros -  com interesse para ajudar a  esclarecer - com algum detalhe musical e de forma técnica -, a origem do «Fado Hylario Moderno» e as alterações que sofreu.  No fim desta viagem concluiremos, talvez sem surpresa, que esta é, afinal, uma história de alterações em cima de alterações, em que a criação se confunde com reciclagem e deturpação, em que a "traição" - ou a total ausência de preocupação em ser fiel - a melodia, versos e harmonia -, é a "tradição". :) Antes, e para que se entenda o como e o porquê de algumas operações musicais triviais (matemáticas) - que efectuei valendo-me do software Musescore -, apresento sinteticamente a minha leitura da estrutura, tradicional e característica, que apresentam as composições designadas como «fados» - composições essas que

O último fado - Augusto Hylario

O último fado  de Augusto Hylario Fonte: Cancioneiro de Músicas Populares, César das Neves Vol. II, 1895, pag 102 e 103, N.º 115 O ultimo fado by adamoc O Fado Hilário moderno resulta da junção do « Fado serenata do Hylario » («Foge lua envergonhada» passa a «A minha capa velhinha») e de «O ultimo fado» . Considerando que, este último, tem duas partes (uma maior e outra menor) o resultante tem 3 partes. A melodia dos dois primeiros versos da primeira parte de «O último fado» foi alterada/ajustada e existem alterações várias em intervalos na melodia mas, grosso modo, a assinatura melódica permite-nos sem esforço apontar a origem. Poderá ser feita uma análise mais minuciosa. A. Caetano, Coimbra, 7 de Fevereiro de 2020 Fado Hilário moderno A minha capa velhinha    <<< melodia do  « Fado serenata do Hylario » É da cor da noite escura, Nela quero amortalhar-me, Quando for p'ra sepultura. A minha capa ondulante <<< melodia ajustada da 1

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903, Cândido de Viterbo

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903 Música de Cândido de Viterbo Letra de Viriato d'Almeida Lima Balada da Despedida do 5.º ano theologico-juridico 1902 1903, Candido de Viterbo by adamoc