Skip to main content

Ballada de Despedida do Curso do 5.º anno theologico-juridico 1900-1901

Ballada de Despedida do Curso do 5.º anno theologico-juridico 1900-1901






Música de J. Moura & J. Sucena & J. Mealha 
(Joaquim Augusto da Silva Moura & João Elísio Ferreira Sucena & João Vitorino Mealha)
  Ballada de Despedida do Curso do 5.º anno theologico-juridico 1900-1901 by adamoc

Fonte: Colecção A.M Nunes


Versos de Faria e Vasconcellos 
(António de Sena Faria Vasconcelos Azevedo (rc))

Em cada peito morrem esperanças
Na nossa alma já não há vida
Assim morremos como creanças
Chegou a hora da despedida.

(Coro)
Fomos na vida uns sonhadores
Almas creadas só para amar
Vivemos pouco é como as flores
Apenas nascem logo a murchar.

Lindas amantes, que lindas fadas
Aqui tivemos, feitas de luz;
Todas amámos, mal empregadas
São os seus braços a nossa cruz.

As nossos capas, que felicidade
Ellas nos contam d'este viver,
São livros d'oiro da mocidade:
Hemos de lel-os ate morrer.

Que guitarradas pelo Mondego!
- Sonhos boiando nas brancas águas - 
Tudo parte hoje, foge o socego
Pró rio feito das nossas maguas.

O nosso canto breve emmudece
Morre nos labios d'aqui a pouco.
Já dobram sinos por quem fallece,
Tendo vivido n'um sonho louco.

E o nosso sonho que já desmaia
Inda te beija terra querida.
É como a onda que beija a praia
E logo foge desfallecida. 



Comments

Popular posts from this blog

«Fado serenata» do Hylario e «O sancristán de Coimbra»

Estudo comparativo das melodias A melodia da canção ( fado ) conhecida na Galiza como « O sancristán de Coimbra » é a melodia do « Fado serenata » de Augusto Hylario, que foi publicado em partitura pela Casa Neuparth & C.ª (Rua Nova do Almada, Lisboa) em 1894.  Esta afirmação, não sendo inteiramente novidade (pelo menos António Manuel Nunes já o referiu), merece fundamentação, recorrendo, primeiro, à análise objectiva dos intervalos musicais (como se de um algoritmo de detecção de plágio se tratasse) e à análise da estrutura musical (ritmo e harmonia) e, segundo, à análise de outros aspectos como a letra, a adição de refrão, o contexto histórico e outros. Independentemente das alterações rítmicas e melódicas que sofreu (que, aliás, as singelas composições, conhecidas formalmente como «fados», admitem e promovem) e da harmonização em tom menor (com passagem ao tom maior no refrão ou estribilho), a assinatura melódica é na, minha análise, a mesma. Em Portugal, aproximadamente ...

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903, Cândido de Viterbo

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903 Música de Cândido de Viterbo Letra de Viriato d'Almeida Lima Balada da Despedida do 5.º ano theologico-juridico 1902 1903, Candido de Viterbo by adamoc  

O último fado - Augusto Hylario

O último fado  de Augusto Hylario Fonte: Cancioneiro de Músicas Populares, César das Neves Vol. II, 1895, pag 102 e 103, N.º 115 O ultimo fado by adamoc O Fado Hilário moderno resulta da junção do « Fado serenata do Hylario » («Foge lua envergonhada» passa a «A minha capa velhinha») e de «O ultimo fado» . Considerando que, este último, tem duas partes (uma maior e outra menor) o resultante tem 3 partes. A melodia dos dois primeiros versos da primeira parte de «O último fado» foi alterada/ajustada e existem alterações várias em intervalos na melodia mas, grosso modo, a assinatura melódica permite-nos sem esforço apontar a origem. Poderá ser feita uma análise mais minuciosa. A. Caetano, Coimbra, 7 de Fevereiro de 2020 Fado Hilário moderno A minha capa velhinha    <<< melodia do  « Fado serenata do Hylario » É da cor da noite escura, Nela quero amortalhar-me, Quando for p'ra sepultura. A minha capa ondulante <<< m...