Skip to main content

Um guia para a galáxia! :)

Um guia para a Galáxia Sonora Coimbrã!


É uma ideia antiga que tenho vindo a concretizar desde 2016 muito por "culpa" da TAUC ... É um repositório para divulgação e estudo de música tocada em Coimbra e arredores (popular, urbana, "tradicional", etc, não importa muito a classificação).
Estou sempre aberto a quem quiser colaborar, passando partituras ou fazendo transcrições de gravações sonoras (de preferência utilizando, de raíz, o Musescore mas de qualquer modo, em relação a outros programas, existe a possibilidade de exportação em XML).

Existem on-line muitos repositórios de partituras, em imagem (JPG, PDF), que não permitem uma audição imediata e isso nos dias de hoje deixa-nos insatisfeitos. Enquanto aguardamos que a Inteligência Artificial leia todas essas partituras à primeira vista e as transforme em notação electrónica (com estas possibilidades MIDI e outras), vamos trabalhando.

As músicas estão na minha conta do Musescore (que mant€nho) e em arquivo. O blog da Galáxia é apenas uma porta de entrada (ou uma janela de saída) para divulgar as partituras pois permite reunir, de forma mais prática, texto e partituras, combinando imagens, ficheiros musescore online (disponíveis em musescore.com) e vídeos (disponíveis em youtube.com), utilizando a opção de embed.

Este trabalho (insano) não tem a ambição de transcrever todas as composições que orbitam na Galáxia Sonora Coimbrã, nem de as transcrever com exactidão milimétrica (tarefa aliás praticamente impossível, em muitos casos). No meu transitório "mundo ideal" esse trabalho estaria todo feito e eu limitar-me-ia a inventar em cima do que foi escrito pelos autores da música e/ou dos arranjos instrumentais... 
mas nesta nossa galáxia sonora, muito está por fazer no aspecto da escrita, e isto representa uma dificuldade e uma limitação para que, todos aqueles que têm alguma educação e preparação musical, possam aprender, muito mais rapidamente, repertório que tecnicamente até não é especialmente exigente.

Estas partituras são para efeitos pedagógicos. As transcrições têm erros, que iremos corrigindo, e incluem várias particularidades que têm de ser contextualizadas, por exemplo, a afinação dos instrumentos que funcionam como instrumentos transpositores, as transposições em função das vozes, os balanços rítmicos e as interpretações ad libitum, têm de ser contextualizadas com algumas práticas Coimbrãs!

Não estando para já definido qualquer objectivo de edições em papel, apesar disso, obviamente, todo este trabalho, especialmente o trabalho de transcrição e revisão de digitações, tem autor ou autores.

Servem estes recursos, sob esta forma, para uma utilização por particulares. As partituras de transcrições não devem ser utilizadas em escolas sem autorização expressa do/dos autor/autores ou descaradamente copiadas e aproveitadas para fins comerciais.
 
Quem quiser contribuir é bem-vindo! O nome dos colaboradores acompanha os respectivos trabalhos. 


pela Galáxia Sonora Coimbrã,

A. Caetano, Coimbra, Janeiro de 2020

Comments

Popular posts from this blog

«Fado serenata» do Hylario e «O sancristán de Coimbra»

Estudo comparativo das melodias A melodia da canção ( fado ) conhecida na Galiza como « O sancristán de Coimbra » é a melodia do « Fado serenata » de Augusto Hylario, que foi publicado em partitura pela Casa Neuparth & C.ª (Rua Nova do Almada, Lisboa) em 1894.  Esta afirmação, não sendo inteiramente novidade (pelo menos António Manuel Nunes já o referiu), merece fundamentação, recorrendo, primeiro, à análise objectiva dos intervalos musicais (como se de um algoritmo de detecção de plágio se tratasse) e à análise da estrutura musical (ritmo e harmonia) e, segundo, à análise de outros aspectos como a letra, a adição de refrão, o contexto histórico e outros. Independentemente das alterações rítmicas e melódicas que sofreu (que, aliás, as singelas composições, conhecidas formalmente como «fados», admitem e promovem) e da harmonização em tom menor (com passagem ao tom maior no refrão ou estribilho), a assinatura melódica é na, minha análise, a mesma. Em Portugal, aproximadamente ...

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903, Cândido de Viterbo

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903 Música de Cândido de Viterbo Letra de Viriato d'Almeida Lima Balada da Despedida do 5.º ano theologico-juridico 1902 1903, Candido de Viterbo by adamoc  

O último fado - Augusto Hylario

O último fado  de Augusto Hylario Fonte: Cancioneiro de Músicas Populares, César das Neves Vol. II, 1895, pag 102 e 103, N.º 115 O ultimo fado by adamoc O Fado Hilário moderno resulta da junção do « Fado serenata do Hylario » («Foge lua envergonhada» passa a «A minha capa velhinha») e de «O ultimo fado» . Considerando que, este último, tem duas partes (uma maior e outra menor) o resultante tem 3 partes. A melodia dos dois primeiros versos da primeira parte de «O último fado» foi alterada/ajustada e existem alterações várias em intervalos na melodia mas, grosso modo, a assinatura melódica permite-nos sem esforço apontar a origem. Poderá ser feita uma análise mais minuciosa. A. Caetano, Coimbra, 7 de Fevereiro de 2020 Fado Hilário moderno A minha capa velhinha    <<< melodia do  « Fado serenata do Hylario » É da cor da noite escura, Nela quero amortalhar-me, Quando for p'ra sepultura. A minha capa ondulante <<< m...