Fado de Leça
(também grafado « Fado de Lessa»)
Fonte: BNP online http://bdh-rd.bne.es/viewer.vm?id=0000012580
Nota de AMN: «cantado, em Coimbra, na serenata futrica de 1892.»
Mais informação:
Partitura do «Fado de Leça» / Fado do Lessa»
(também grafado « Fado de Lessa»)
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Fonte: BNP online http://bdh-rd.bne.es/viewer.vm?id=0000012580
Olhando para a primeira partitura, durante a cópia/transcrição achei que um sinal de repetição economizaria muita escrita musical e reduziria a partitura para metade... Depois, pela partitura publicada no CMP de César das Neves, que contém a letra, percebi que são necessários 32 compassos para, com esta estrutura e melodia, acomodar a letra. Funciona como se fossem 4 quadras seguidas (8 compassos por quadra, 4x8=32 compassos).
Amor é sonho que mata,«« (usada como refrão?)
Perfume que se esvaece,
Madeixa que se desata,
Sorriso que desfalece.
Aragem corre de manso, ««
Borboleta mais de leve,
Rouxinos soa mais breve,
Não turves o meu descanço.
Miragem que não alcanço, ««
E que a minh'alma retrata,
Foge nas asas de prata
Do sonho que me enamora,
Suspira, guitarra chora, ««
Amor é sonho que mata.
Suspira, guitarra chora,
Amor é sonho que mata.
Na reescrita digital que fiz da partitura do CMP, adicionei compassos para as repetições e coda.
Um moderato (108 a 120 bpm) parece-me excessivo, por isso, optei por semínima = 70 bpm.
Nestas publicações, o investimento feito na harmonização (piano), é quase sempre minimalista. A harmonização no CMP de César das Neves está melhor tratada.
As melodias exibem diferenças...
Amor é sonho que mata,«« (usada como refrão?)
Perfume que se esvaece,
Madeixa que se desata,
Sorriso que desfalece.
Aragem corre de manso, ««
Borboleta mais de leve,
Rouxinos soa mais breve,
Não turves o meu descanço.
Miragem que não alcanço, ««
E que a minh'alma retrata,
Foge nas asas de prata
Do sonho que me enamora,
Suspira, guitarra chora, ««
Amor é sonho que mata.
Suspira, guitarra chora,
Amor é sonho que mata.
Na reescrita digital que fiz da partitura do CMP, adicionei compassos para as repetições e coda.
Um moderato (108 a 120 bpm) parece-me excessivo, por isso, optei por semínima = 70 bpm.
Nestas publicações, o investimento feito na harmonização (piano), é quase sempre minimalista. A harmonização no CMP de César das Neves está melhor tratada.
As melodias exibem diferenças...
Nota de AMN: «cantado, em Coimbra, na serenata futrica de 1892.»
Fonte: César das Neves. Cancioneiro de Musicas Populares contendo letra e musica: collecção recolhida e escrupulosamente trasladada para canto e piano por Cesar das Neves, Porto, Cesar, Campos & C.ª, 1893, Volume III, n.º 430, pag. 106-107. Disponível online na Biblioteca Nacional de Portugal.
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Mais informação:
Partitura do «Fado de Leça» / Fado do Lessa»
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