Skip to main content

Hymno dos quintanistas de Direito da UC 1876/1877 - Simões Barbas

Hino dos quintanistas de Direito da UC 1876/1877

Coimbra 1877, música de António Simões de Carvalho Barbas e letra de António Cândido Gonçalves Crespo. Composição da «récita de despedida do curso de Gonçalves Crespo e António Melo - Conde de Sabugosa - que escreveram «Fantasias do Bandarra» tendo regido a orquestra o também quintanista Simões de Carvalho Barbas.» (A. José Soares, 1956)


Do Mondego na cidade
Mais bela que Salamanca
Passamos a mocidade
Risonha gentil e franca.
                      Sorrir e folgar,
                      Choreas trançar.*

Coro:
Que tudo isto é um thesouro
Que tudo nos faz saudade
Quando o innunda a poeira d'ouro
Da festiva mocidade.
(Nos faz saudade, nos faz saudade.)

Que saudades lancinantes
Destes tempos tão fugazes,
Quando dissermos, nós d'antes.
Também já fomos rapazes.

Lá nessas horas divinas
Ser nos hão então presente,
As nossas velhas batinas
E as magras feias serventes.

E o cavaco após a ceia
E as conversas nos Geraes,
E a sabbatina qu'enlea,
E as raparigas do Caes.

Quer na Beira, quer no Minho,
No nosso pátrio torrão
Há-de ouvir-se o "Folgadinho"
Das noites de S. João.

* Do grego, chorêa... choreia ... choreographia ... ou seja, coreia, coreografia.  Dança de roda acompanhada de cantos. É uma alusão às danças de roda nas fogueiras de S. João em Coimbra, nas quais o mandador coordena os movimentos coreográficos do grupo gritando expressões como: meia-volta,  siga a roda, serra, (cruzar/(en)trançar), etc.


Na parte final, aquelas duas sequências de 3 tercinas, parece uma alusão espirituosa ao Hino Académico de Coimbra. :)



A comédia tragico-lyrica-dramática em 4 actos
Extravagâncias extraordinárias
ou
Phantasias do Bandarra
escrito expressamente para ser representada pelo curso do 5.º anno jurídico de 76-77
por Gonçalves Crespo e António de Mello
(Fonte: MAC. Hino numa folha litografada; A comédia em caderno litografado e cosido.)








Tribuno Popular, n.º 2223, 23 de Maio de 1877, pag.3

Comments

Popular posts from this blog

«Fado serenata» do Hylario e «O sancristán de Coimbra»

Estudo comparativo das melodias A melodia da canção ( fado ) conhecida na Galiza como « O sancristán de Coimbra » é a melodia do « Fado serenata » de Augusto Hylario, que foi publicado em partitura pela Casa Neuparth & C.ª (Rua Nova do Almada, Lisboa) em 1894.  Esta afirmação, não sendo inteiramente novidade (pelo menos António Manuel Nunes já o referiu), merece fundamentação, recorrendo, primeiro, à análise objectiva dos intervalos musicais (como se de um algoritmo de detecção de plágio se tratasse) e à análise da estrutura musical (ritmo e harmonia) e, segundo, à análise de outros aspectos como a letra, a adição de refrão, o contexto histórico e outros. Independentemente das alterações rítmicas e melódicas que sofreu (que, aliás, as singelas composições, conhecidas formalmente como «fados», admitem e promovem) e da harmonização em tom menor (com passagem ao tom maior no refrão ou estribilho), a assinatura melódica é na, minha análise, a mesma. Em Portugal, aproximadamente ...

Coro de Carpideiras - Augusto Euclides Menezes, 1905

Enterro do grau - Coimbra, 1905 (quartanistas de Direito) Música de Augusto Euclides Menezes, Versos de Justino Cruz in «Colecção de músicas do Enterro do Grau» Festejos promovidos pelos estudantes da Universidade de Coimbra, 1905. Coro de Carpideiras - Augusto Euclides Menezes by adamoc A. Caetano, 15 de Dezembro de 2024 

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903, Cândido de Viterbo

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903 Música de Cândido de Viterbo Letra de Viriato d'Almeida Lima Balada da Despedida do 5.º ano theologico-juridico 1902 1903, Candido de Viterbo by adamoc