Ao Hylario
Fonte: Neves, César das e Pais, Gualdim, Cancioneiro de Músicas Populares, vol. III, Empresa Editora, Porto, 1898, p. 114
«Ao hylario» parece-me ser o tema explorado na composição para piano de Alexandre Rey Colaço, intitulado Fado n.º7.
A. Caetano, Coimbra, 2 de Fevereiro de 2020
Fonte: Neves, César das e Pais, Gualdim, Cancioneiro de Músicas Populares, vol. III, Empresa Editora, Porto, 1898, p. 114
Ao Hylario by adamoc
Comentário A.M.Nunes:
AO HYLARIO, melodia situável na linguagem expressiva do Fado [de Lisboa], editada por César das Neves em 1898. O recoletor informa que estava muito popularizada em todo o país. E acrescentamos nós, também no Brasil, onde o cancioneiro foi vendido em fascículos. Não há confirmação desta melodia ter sido cantada em Coimbra. De realçar as similitudes com o Fado nº 7, de Rey Colaço, publicado em 1903, não se podendo inferir neste momento se Rey Colaço reaproveitou um fado popularizado na cultura oral, ou se a partir do Fado nº 7 algum anónimo criou Ao Hylario. Infelizmente, os problemas associados à não identificação de autorias, generalizados no comércio de partituras, no século XIX, passaram em peso para as etiquetas dos discos gravados no início do século XX, alimentado (com)fusões dificilmente deslindáveis. Em termos de escuta comparada, outro título que lembra de alguma forma esta melodia é o Fado de Lamego, gravado por Reynaldo Varella, sendo sabido que este músico conhecia a obra de Rey Colaço e dele gravou títulos vulgares como o «Fado de Rey [Colaço]».
AO HYLARIO, melodia situável na linguagem expressiva do Fado [de Lisboa], editada por César das Neves em 1898. O recoletor informa que estava muito popularizada em todo o país. E acrescentamos nós, também no Brasil, onde o cancioneiro foi vendido em fascículos. Não há confirmação desta melodia ter sido cantada em Coimbra. De realçar as similitudes com o Fado nº 7, de Rey Colaço, publicado em 1903, não se podendo inferir neste momento se Rey Colaço reaproveitou um fado popularizado na cultura oral, ou se a partir do Fado nº 7 algum anónimo criou Ao Hylario. Infelizmente, os problemas associados à não identificação de autorias, generalizados no comércio de partituras, no século XIX, passaram em peso para as etiquetas dos discos gravados no início do século XX, alimentado (com)fusões dificilmente deslindáveis. Em termos de escuta comparada, outro título que lembra de alguma forma esta melodia é o Fado de Lamego, gravado por Reynaldo Varella, sendo sabido que este músico conhecia a obra de Rey Colaço e dele gravou títulos vulgares como o «Fado de Rey [Colaço]».
Ouvir também no o disco do Reynaldo Varella, FADO DE LAMEGO, Homokord 9292, no site do Arquivo Sonoro do Museu do Fado.
«Ao hylario» parece-me ser o tema explorado na composição para piano de Alexandre Rey Colaço, intitulado Fado n.º7.
A. Caetano, Coimbra, 2 de Fevereiro de 2020
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