Skip to main content

Fado «À guitarra» do V ano jurídico de 1903/1904 - Francisco Macedo


À guitarra

Atira os livros p'ro lado
Vem cá fora ver a lua
Concha do ceu estrelado
A banhar-se toda nua.

Anda o sol mal com a lua,
E ela para o encantar,
Anda no céu toda nua
Mortinha por se noivar.

Provavelmente para cantar assim: AB AB CD ABCD




Fiz transposição para Fá menor para colocar em evidencia que a primeira frase melódica é exactamente igual à primeira frase de um outro tema publicado com «Arranjo por Francisca Gonzaga», o «Fado das Tricanas de Coimbra» que reutiliza, como letra, alguns versos de Bráulio Caldas utilizados no tema, também aqui disponível, Canção da noite (Ou Fado das 3 horas).

A observação destas reutilizações, ou indícios de (re)utilizações, são o fundamento da ideia de que é possível fazer um certo tipo de análise forense ou filogenética nas composições, para detectar percursos, influências, origens, etc.

AC, 31 de Janeiro de 2020

Fonte 2: https://imslp.org/wiki/File:PMLP974987-Fado_das_trincanas_de_coimbra.pdf

Fonte 3: http://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/partituras/fado-das-tricanas-de-coimbra_canto-e-piano.pdf)

Fonte 1 Galáxia
Fonte 2 Chiquinha
Fonte 3 Chiquinha




Fonte 1 (exemplar AAEC):


Comments

Popular posts from this blog

«Fado serenata» do Hylario e «O sancristán de Coimbra»

Estudo comparativo das melodias A melodia da canção ( fado ) conhecida na Galiza como « O sancristán de Coimbra » é a melodia do « Fado serenata » de Augusto Hylario, que foi publicado em partitura pela Casa Neuparth & C.ª (Rua Nova do Almada, Lisboa) em 1894.  Esta afirmação, não sendo inteiramente novidade (pelo menos António Manuel Nunes já o referiu), merece fundamentação, recorrendo, primeiro, à análise objectiva dos intervalos musicais (como se de um algoritmo de detecção de plágio se tratasse) e à análise da estrutura musical (ritmo e harmonia) e, segundo, à análise de outros aspectos como a letra, a adição de refrão, o contexto histórico e outros. Independentemente das alterações rítmicas e melódicas que sofreu (que, aliás, as singelas composições, conhecidas formalmente como «fados», admitem e promovem) e da harmonização em tom menor (com passagem ao tom maior no refrão ou estribilho), a assinatura melódica é na, minha análise, a mesma. Em Portugal, aproximadamente ...

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903, Cândido de Viterbo

Balada da Despedida do 5º ano Theologico Juridico 1902-1903 Música de Cândido de Viterbo Letra de Viriato d'Almeida Lima Balada da Despedida do 5.º ano theologico-juridico 1902 1903, Candido de Viterbo by adamoc  

O último fado - Augusto Hylario

O último fado  de Augusto Hylario Fonte: Cancioneiro de Músicas Populares, César das Neves Vol. II, 1895, pag 102 e 103, N.º 115 O ultimo fado by adamoc O Fado Hilário moderno resulta da junção do « Fado serenata do Hylario » («Foge lua envergonhada» passa a «A minha capa velhinha») e de «O ultimo fado» . Considerando que, este último, tem duas partes (uma maior e outra menor) o resultante tem 3 partes. A melodia dos dois primeiros versos da primeira parte de «O último fado» foi alterada/ajustada e existem alterações várias em intervalos na melodia mas, grosso modo, a assinatura melódica permite-nos sem esforço apontar a origem. Poderá ser feita uma análise mais minuciosa. A. Caetano, Coimbra, 7 de Fevereiro de 2020 Fado Hilário moderno A minha capa velhinha    <<< melodia do  « Fado serenata do Hylario » É da cor da noite escura, Nela quero amortalhar-me, Quando for p'ra sepultura. A minha capa ondulante <<< m...