Canção da noite
(Fado das 3 horas) - versos de Bráulio Caldas, música de Reynaldo Varella (também grafado Reinaldo Varela)
Outros links:
http://fado.fcsh.unl.pt/fado013/
Transposição de lá bemol maior para dó maior:
e isto para comparação com a composição publicada em http://purl.pt/28772/1/index.html#/2-3/html com o título «Novo Fado da Beira»:
Registos sonoros:
- Reynaldo Varella, Fado das Trez Horas, Homokord 9232
- Avelino Baptista, Canção da Noite, Gramophone GC 62071
- António Menano, Fado das 3 Horas, Odeon 136820, Og 69
FONTE: https://fado.fcsh.unl.pt/fado013/ (audio do arquivo sonoro do fado)
Reinaldo Varela (Editora Homokord, Referências 9232, 5 7 11A, F28P 9232 ). Interpretação com acompanhamento à guitarra arpejada, bastante fiel à partitura e comparável com a de Avelino Baptista. Canta também só 3 estrofes da letra. Introdução à guitarra com material da secção A. Coda instrumental à guitarra com material novo.
António Menano, [Reinaldo Varela], [Flávio Rodrigues], [Augusto Silva Louro] (Editora: Odeon, Referências OG693, R, B 136820). Interpretação acompanhada à guitarra com outra letra. Introdução com material novo. Voz faz suspensões mais dolentes e prolongadas na nota aguda de 4 e 8. Pequena escalada de baixo antes do final. Coda instrumental com material novo.
(Fado das 3 horas) - versos de Bráulio Caldas, música de Reynaldo Varella (também grafado Reinaldo Varela)
Fonte: César das Neves Vol I, 1893, n.º 103, pág. 208 (http://purl.pt/742/3/mpp-21-a-1/mpp-21-a-1_item3/index.html#/212)
Outros links:
http://fado.fcsh.unl.pt/fado013/
Transposição de lá bemol maior para dó maior:
e isto para comparação com a composição publicada em http://purl.pt/28772/1/index.html#/2-3/html com o título «Novo Fado da Beira»:
Depois de ter detectado que se trata da mesma melodia da «Canção da noite», publicada no CMP César das Neves em 1893, também conhecida como «Fado das três horas», peguei no ficheiro digital, fiz transposição para dó maior e bastou alterar o valor de algumas notas para obter este ficheiro do «Novo Fado da Beira». Adicionalmente, coloquei a outra letra e alterei/corrigi ligeiramente a melodia nos compassos 4 e 8.
Na minha opinião a notação desta composição no CMP César das Neves não foi feita da forma correcta. Acredito que, na génese, a composição era um fado com a típica assinatura rítmica, e com a qual a distribuição silábica faz sentido (basta tentar cantar a letra com este ritmo e percebem-se as dificuldades), mas provavelmente quem transcreveu a partitura, a partir de fonte sonora, de algum modo falhou ao não perceber o "espírito da peça"... Note-se a forma como foi escrito o ornamento vocal nos compassos 4 e 8, na palavra «murmura» e compare-se com a forma mais simples e habitual, de escrita, que eu adicionei em «mundo».
Registos sonoros:
- Reynaldo Varella, Fado das Trez Horas, Homokord 9232
- Avelino Baptista, Canção da Noite, Gramophone GC 62071
- António Menano, Fado das 3 Horas, Odeon 136820, Og 69
Outra fonte, edição de Eduardo da Fonseca, enviada por António Manuel Nunes. Transposta para ré maior. Mantém o ornamento tal qual como foi publicado no CMP César das Neves, mas o ritmo está ajustado/corrigido!
FONTE: https://fado.fcsh.unl.pt/fado013/ (audio do arquivo sonoro do fado)
Avelino Baptista (Editora: Gramophone, Disque Pour Gramophone 8303F, 62071, GC – 62071). Interpretação com acompanhamento ao piano, bastante fiel à partitura, no entanto apenas canta 3 estrofes da letra. Variante na voz em 4 e 8, com grande suspensão no lá agudo ao invés do gesto ornamental lá-fá, apresentado. Pequena coda ao piano com material da secção A. |
Reinaldo Varela (Editora Homokord, Referências 9232, 5 7 11A, F28P 9232 ). Interpretação com acompanhamento à guitarra arpejada, bastante fiel à partitura e comparável com a de Avelino Baptista. Canta também só 3 estrofes da letra. Introdução à guitarra com material da secção A. Coda instrumental à guitarra com material novo.
António Menano, [Reinaldo Varela], [Flávio Rodrigues], [Augusto Silva Louro] (Editora: Odeon, Referências OG693, R, B 136820). Interpretação acompanhada à guitarra com outra letra. Introdução com material novo. Voz faz suspensões mais dolentes e prolongadas na nota aguda de 4 e 8. Pequena escalada de baixo antes do final. Coda instrumental com material novo.
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